Nesta segunda-feira (19), o Detran-DF realizou blitz educativa em alusão aos 15 anos da Lei Seca, em uma via próxima ao Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). Na ação, a equipe distribuiu kits com material educativo e alertou para a conscientização dos condutores.
A campanha educativa vai até o fim do mês de junho e voltará em outros momentos no restante do ano. Segundo dados do Detran/DF, um motorista sob a influência de álcool corre um risco 11 vezes maior de sofrer um acidente de trânsito do que aqueles que não ingeriram bebidas alcoólicas.
Alcool e direção fora de cogitação
Os efeitos do álcool variam de organismo para organismo.Dentre eles podemos citar:reflexos lentos, visão distorcida, sonolência, falta de atenção, perda temporária de memória e equilíbrio, falta de concentração, fadiga, diminuição do raciocínio e dispersão .
o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),diz que configura infração gravíssima dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa.
Com penalidade de multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo até apresentação de um condutor habilitado e não alcoolizado e recolhimento do documento de habilitação. Em caso de reincidência, aplica-se a multa em dobro.
Além de configurar crimes nos casos em que o motorista apresenta concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, medição igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar ou sinais de alteração da capacidade psicomotora. O que implica ao condutor detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir.