Publicado em

O Distrito Federal tem apresentado uma diminuição constante no número de homicídios. Em 2024, as taxas atingiram os níveis mais baixos já registrados na história, com uma queda de 35% nos homicídios contabilizados em outubro deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior. Como resultado positivo da estabilidade dos dados, algumas regiões administrativas se destacaram, estando há mais de um ano sem ocorrências desse tipo de crime.

O acompanhamento das ocorrências criminais no DF, realizado pela Subsecretaria de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), revela que Jardim Botânico, Cruzeiro, Riacho Fundo, Varjão e Arniqueira fazem parte das localidades que não registraram homicídios nos últimos 12 meses.

No mês de novembro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal também completaram um ano sem registros dessa natureza.

Conforme o estudo do Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital federal apresenta a segunda menor taxa de homicídios: 13%. A única cidade com taxa inferior é Florianópolis (8,9%), em Santa Catarina. Esses dados referem-se ao ano de 2022. Por outro lado, Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM) estão entre as capitais com as maiores estatísticas de assassinatos.

Pesquisas recentes

De acordo com o levantamento do Atlas da Violência 2024, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital do país apresenta a segunda menor taxa de homicídios, que é de 13%. Apenas Florianópolis (8,9%), em Santa Catarina, tem uma taxa inferior. Esses dados correspondem ao ano de 2022. Entre as capitais com os maiores índices de assassinatos estão Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM).

DF Mais Seguro 

O programa DF Mais Seguro tem sido essencial para o fortalecimento das políticas de segurança pública, através de uma abordagem inovadora que envolve tanto órgãos governamentais quanto a população.

Lançado há um ano, essa reformulação tinha como objetivo apoiar a histórica diminuição da criminalidade no Distrito Federal. Essa política vem sendo executada desde o início de 2023 e foi oficialmente apresentada em novembro do ano anterior.

Na próxima semana, a SSP-DF realizará a I Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp). O Distrito Federal é pioneiro nesse tipo de discussão com a população.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM