A educação pública do Distrito Federal se prepara para um início de ano letivo promissor em 2025, com o lançamento do programa Carência Zero pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF)
. A iniciativa tem como meta garantir que todas as turmas da rede pública comecem as aulas com professores em sala, um desafio enfrentado anualmente por sistemas educacionais em todo o país.
Desde dezembro de 2024, equipes de diversos setores estão mobilizadas para mapear e atender às demandas das escolas. A coordenação do trabalho envolve um levantamento detalhado das carências – tanto definitivas, resultantes de exonerações e aposentadorias, quanto provisórias, decorrentes de afastamentos temporários, como licenças médicas e férias.
Essa análise minuciosa é conduzida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) em parceria com as regionais de ensino e as próprias unidades escolares. O objetivo é criar um panorama claro e preciso das necessidades, garantindo que nenhuma turma fique sem o suporte pedagógico necessário.
Contratação e Nomeação: Reforço na Educação
Uma das principais frentes do programa Carência Zero é a mobilização para a contratação de professores temporários. Os profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado de 2024 começam a apresentar ou atualizar sua documentação a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro. A etapa é crucial para que eles estejam aptos a escolher suas carências no próximo dia 28.
Além dos temporários, a Secretaria de Educação aposta no fortalecimento do quadro efetivo. Em 2024, foram nomeados 4.427 novos profissionais da educação, sendo 3.844 professores, 146 orientadores e 437 gestores. As posses já começaram, e os servidores efetivos devem definir suas lotações antes do início das aulas, contribuindo para o cumprimento da meta do programa.
Planejamento e Impacto
Com o programa Carência Zero, o Governo do Distrito Federal dá um passo estratégico para assegurar a qualidade do ensino público e evitar interrupções no aprendizado de mais de 450 mil estudantes matriculados na rede. O planejamento cuidadoso e a antecipação das ações mostram o compromisso da Secretaria de Educação em enfrentar um dos grandes gargalos do sistema educacional: a ausência de professores no início do ano letivo.
A iniciativa é um reflexo de uma gestão que busca eficiência e que entende a importância de cada profissional no processo de ensino.