O governador Ibaneis Rocha, anunciou a recriação da Secretaria Extraordinária do Entorno do DF, reforçando o compromisso com as cidades goianas e mineiras da região.
A nova pasta, que substitui a extinta Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, terá um papel fundamental na integração e no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao Entorno. A cerimônia oficial ocorre nesta terça-feira (11), às 15h, no Palácio do Buriti.
A decisão veio após frequentes demandas de prefeitos e lideranças do Entorno, que apontavam a necessidade de uma maior proximidade com o Governo do Distrito Federal. Durante a inauguração da pavimentação das rodovias VC-383 e VC-379, no Gama, Ibaneis Rocha explicou que, inicialmente, a secretaria foi extinta devido à criação de uma estrutura similar pelo governo de Goiás. No entanto, a complexidade dos desafios regionais evidenciou a necessidade de um canal direto entre os estados.
“O Entorno precisa de um olhar mais atento. Temos milhares de pessoas que moram em Goiás, mas trabalham e estudam no DF. A criação dessa secretaria é um passo importante para garantir melhorias na infraestrutura, segurança, saúde e transporte dessas populações”, destacou Ibaneis.
Transporte: um dos principais desafios
Uma das prioridades da nova secretaria será o transporte público intermunicipal, que movimenta diariamente cerca de 175 mil passageiros em mais de 400 linhas. O governo pretende articular medidas para melhorar o serviço e oferecer mais qualidade de vida para quem depende do deslocamento entre o DF e o Entorno.
Além disso, questões como saúde, educação e segurança também estarão no centro das discussões. Com um diálogo mais próximo entre os estados, espera-se que projetos conjuntos sejam implementados para resolver problemas históricos da região.
A recriação da Secretaria do Entorno do DF reflete uma política de maior integração entre o Distrito Federal e os municípios goianos e mineiros vizinhos. Com essa medida, Ibaneis Rocha busca fortalecer parcerias e garantir que a população do Entorno tenha mais voz nas decisões que impactam sua vida diária.
Com um canal direto de diálogo entre DF e Goiás, a expectativa é que os problemas enfrentados há anos comecem a ser solucionados de maneira mais eficaz.