A CLDF aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que libera R$ 35 milhões para reforçar o programa Jovem Candango, iniciativa do Governo do DF voltada para a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
Com o novo investimento, o programa, que hoje atende cerca de 2 mil jovens, poderá alcançar até 3 mil participantes nos próximos meses. O recurso foi solicitado pelo governador Ibaneis Rocha e será administrado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), responsável por coordenar o Jovem Candango. O edital com novas vagas ainda será publicado, mas a expectativa é de que a expansão ocorra ainda este ano.
Voltado a jovens de 14 a 22 anos, o programa oferece mais do que um emprego: é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, com direitos garantidos e acompanhamento formativo. Os participantes atuam em órgãos públicos do GDF, em atividades administrativas, durante o contraturno escolar, com jornada de quatro horas diárias.
Além da experiência profissional, os jovens também têm direito a:
- Meio salário mínimo,
- 13º salário,
- Férias,
- Vale-transporte,
- Vale-alimentação,
- Seguro de vida,
- Uniforme e crachá.
E uma vez por semana, participam de cursos de capacitação, com foco em desenvolvimento pessoal e profissional. É um modelo que alia trabalho e educação, valorizando o protagonismo juvenil.
O processo seletivo será amplamente divulgado pelos canais oficiais do GDF e da Secretaria da Família e Juventude. Fique de olho no site: www.sefj.df.gov.br