spot_imgspot_img
InícioDistrito FederalDr. Melodia volta aos hospitais do DF com apresentações gratuitas que emocionam...

Dr. Melodia volta aos hospitais do DF com apresentações gratuitas que emocionam e acolhem

Publicado em

[adrotate group="7"]
[adrotate group="3"]
[adrotate group="6"]

A música que embala, cura e transforma está de volta aos corredores dos hospitais públicos do Distrito Federal. O projeto “Remédio Musical”, idealizado pelo cantor, professor e musicoterapeuta baiano Alan Cruz, retoma sua temporada de apresentações em unidades de saúde do DF, com três datas já confirmadas. Os espetáculos acontecem no Hospital da Criança (30/5), no Hospital de Apoio (31/5) e no Hospital Universitário de Brasília (6/6), sempre das 10h às 12h, nos auditórios das instituições, com entrada gratuita.

Depois de uma série de shows realizados em escolas públicas no ano passado, o projeto retorna às suas origens: levar música e conforto para quem enfrenta momentos de dor e vulnerabilidade. “A ideia é mostrar que a música pode ser usada como remédio. Queremos tirar o foco da dor, da doença, e dar alento a quem precisa. E tem muita gente sentindo algum tipo de dor, que nem sempre é física”, explica Alan.

Um projeto com alma

Alan Cruz chegou a Brasília em 2005, aos 21 anos, trazendo dois sonhos na bagagem: viver da música e usá-la como instrumento de cuidado. A primeira parte ele alcançou com muito trabalho, formação na Escola de Música de Brasília e apresentações em grandes palcos da capital. A segunda, transformou-se no projeto “Remédio Musical”, criado oficialmente em 2008 e sustentado, desde então, por ações voluntárias e, mais recentemente, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC).

O impacto do trabalho rendeu destaque nacional e uma trajetória que foi eternizada no livro “Cavaleiro Cantante – História do projeto Remédio Musical”, lançado em 2023 pela jornalista e escritora Conceição Freitas.

Alan e seus músicos voluntários já passaram por hospitais, creches, escolas, abrigos de idosos e instituições de saúde mental. Hoje, além dos shows, o artista realiza atendimentos de musicoterapia em grupo e sessões particulares. O objetivo é sempre o mesmo: transformar ambientes de dor em espaços de esperança.

O poder de uma canção

Com repertório que mescla composições próprias e clássicos da música brasileira e internacional, os shows do “Remédio Musical” emocionam e tocam profundamente quem assiste. Entre as canções, estão faixas como “Trem Bala”, “Caminhada”, “Besame Mucho”, “Tocando em Frente” e “O mundo é um moinho”. Todo esse material pode ser acessado no canal do projeto no YouTube, que soma mais de 12 milhões de visualizações e mais de 100 mil inscritos.

Seja nas palmas tímidas de um paciente, no sorriso aliviado de um acompanhante ou na lágrima silenciosa de um profissional da saúde, a música de Alan Cruz toca onde o bisturi não alcança. É o som do cuidado, do afeto e da presença — aquilo que, muitas vezes, vale tanto quanto um diagnóstico ou um medicamento.

Agenda:

  • 30 de maio (sexta-feira) – Hospital da Criança de Brasília
    – AENW 3, Lote A – Setor Noroeste
    – Das 10h às 12h
  • 31 de maio (sábado) – Hospital de Apoio
    – AENW 3, Lote A – Setor Noroeste
    -Das 10h às 12h
  • 6 de junho (sexta-feira) – Hospital Universitário de Brasília (HUB)
    – SGAN 605 – Asa Norte
    – Das 10h às 12h

Para acompanhar o projeto nas redes:
– Instagram: @remediomusical
– YouTube: @remediomusical

Se a música realmente tem o poder de curar, Alan Cruz e sua banda seguem afinando corações — um acorde por vez.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM