
O Governo de Minas Gerais está promovendo um dos maiores investimentos em infraestrutura viária da história recente do estado. Por meio do programa Caminhos pra Avançar, quase R$ 1,5 bilhão está sendo aplicado em 20 obras no Norte mineiro, abrangendo desde a recuperação e pavimentação de rodovias até a construção de pontes esperadas há décadas pela população.
Coordenadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), as intervenções incluem mais de 860 quilômetros de vias em implantação e recuperação, além da conservação de cerca de 5 mil quilômetros de estradas já existentes. A expectativa do governo é que os investimentos ajudem a destravar gargalos históricos da região e gerem mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Entre as principais obras estão duas travessias sobre o Rio São Francisco, ambas com potencial de mudar a logística e o cotidiano de milhares de moradores. A primeira ponte está sendo erguida no município de São Francisco, ligando a cidade a Pintópolis pela MG-402 — um projeto aguardado há mais de 70 anos. A segunda estrutura, atualmente em fase de licitação, conectará os municípios de Manga e Matias Cardoso.
Juntas, as duas obras somam mais de R$ 400 milhões em investimentos e passarão a integrar a lista das três maiores pontes do estado. Além das pontes, destaca-se a pavimentação de 73 quilômetros entre Pintópolis e Urucuia, em trechos das rodovias MG-402 e MG-202.
Segundo o governo, a malha viária atual impõe limites ao escoamento da produção agropecuária e ao deslocamento da população, especialmente em períodos de chuva.
Das 20 obras previstas no Caminhos pra Avançar, nove já foram concluídas, cinco estão em andamento e outras seis devem ser iniciadas nos próximos meses. O plano abrange ainda a manutenção de rodovias que não integram diretamente o programa, como o trecho municipal que dá continuidade à LMG-629, entre Rio Pardo de Minas e Mato Verde. A estrada é estratégica para a mobilidade de pacientes e ambulâncias que se dirigem ao hospital regional de Taiobeiras, referência para dezenas de municípios do entorno.
A pavimentação do trecho, além de facilitar o acesso aos serviços de saúde, deve fomentar a integração regional entre Serra Geral e Alto Rio Pardo. Cidades como Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Salinas, Novo Horizonte, Araçuaí e outras serão diretamente beneficiadas. A nova ligação também facilitará o acesso ao sul da Bahia pela BR-251.