O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (24), o projeto de parcelamento do solo que dará origem ao Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas. O empreendimento abrange as quadras 1 a 6 e 9 a 11, com previsão de atender uma população estimada em 10,6 mil pessoas.
O projeto foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e integra o planejamento urbano da região da Vargem da Benção. A área pertence à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e foi destinada à Codhab para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social que aguardam, há anos, a oportunidade de acessar moradias regularizadas.
Com 947.404,85 m² ,o equivalente a 94 campos de futebol , o loteamento será dividido em 1.623 unidades. Destas, 1.541 serão doadas a beneficiários cadastrados na Codhab. Cada família contemplada poderá construir sua própria residência com o auxílio do Cartão Material de Construção, benefício de R$ 15 mil oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) a famílias de baixa renda em situações de emergência ou calamidade.
Infraestrutura e áreas públicas
Além dos lotes residenciais, o Residencial Tamanduá terá 26,82% da área destinada a equipamentos públicos e Espaços Livres de Uso Público (Elups) — índice superior ao exigido pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Estão previstas a construção de um parque urbano, ciclovias e 11 Elups.
O projeto passou por estudos urbanísticos, ambientais e viários, além de consultas às concessionárias de serviços públicos para garantir a viabilidade técnica.
Próximas etapas
Com a aprovação do Conplan, a Codhab apresentará o projeto urbanístico executivo do parcelamento, que será analisado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Após aprovação por decreto e publicação no Diário Oficial do DF (DODF), a companhia terá 180 dias para solicitar a licença urbanística e dar início aos trâmites para registro cartorial.