As obras da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) do Recanto das Emas estão na reta final. O espaço, construído na Quadra 104, recebeu investimento de R$ 3,6 milhões e deve ampliar o atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes da região.
A nova estrutura será bem mais ampla e moderna, com salas para atendimentos individuais e atividades coletivas, posto de enfermagem, farmácia, salas administrativas, refeitório e cozinha, distribuídos em uma área construída de cerca de 610 metros quadrados.
O projeto também prevê estacionamento e área externa de convivência, o que deve tornar o ambiente mais acolhedor para pacientes e familiares.
Os Capsi oferecem acompanhamento especializado a crianças e adolescentes de até 18 anos com sofrimento psíquico intenso e persistente, além de jovens de até 16 anos com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional e também envolve o suporte às famílias.
Segundo dados oficiais somente no primeiro semestre deste ano, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal realizaram mais de 200 mil atendimentos, um aumento de 11,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados cerca de 180 mil.
Além do novo Capsi, o Recanto das Emas vive um momento de crescimento na área da saúde. Estão em andamento as obras da Policlínica da região, do Hospital Regional e de uma residência terapêutica, todas voltadas a ampliar o acesso da população a serviços públicos de qualidade.