O Governo do Distrito Federal vai tirar do papel uma antiga demanda dos moradores do Jardim Botânico: a construção da primeira rodoviária da região. Com investimento de R$ 6,1 milhões, o terminal promete melhorar o transporte público e dar mais conforto e segurança aos passageiros.
O projeto, que será erguido no Setor Habitacional Mangueiral, perto da Avenida Pau-Brasil, está em fase de licitação. As empresas interessadas em elaborar e executar a obra poderão apresentar propostas até 3 de fevereiro de 2026. O terreno destinado à construção tem quase 5 mil metros quadrados, e o edifício será dividido em três módulos.
Estrutura moderna e acessível
O projeto arquitetônico prevê um terminal moderno, funcional e acessível. Uma das prioridades é separar o fluxo de pedestres, carros e ônibus para evitar cruzamentos e reduzir riscos de acidentes. A ideia é garantir segurança e fluidez tanto nas operações quanto no embarque e desembarque de passageiros.
A plataforma principal terá 1.025 metros quadrados e abrigará os três módulos. O módulo A concentrará o atendimento ao público, com bilheteria, sanitários e área de apoio à limpeza.
O módulo B será voltado à acessibilidade, com banheiros adaptados, além de uma lanchonete e espaços técnicos para o setor operacional. Já o módulo C terá uma sala de segurança, bicicletário e um ambiente destinado à instalação de serviços oferecidos pelo GDF à comunidade.
O projeto também inclui reservatório de captação de água da chuva, casa de máquinas e caixa d’água tipo taça, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Operação e mobilidade
A nova rodoviária contará com oito baias de embarque e desembarque, em formato “espinha de peixe”, com corredores de 1,5 metro de largura para facilitar a circulação dos passageiros. A área de estocagem terá nove baias, dispostas de forma que os ônibus estacionem de ré, otimizando as manobras e o fluxo no local.
O estacionamento vai oferecer 15 vagas para carros incluindo espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência e seis vagas para motos.
Com o novo terminal, o GDF espera desafogar o trânsito na região e melhorar a integração com outras áreas do DF. A obra é vista como uma das principais intervenções de mobilidade no Jardim Botânico nos últimos anos.



                                    
