spot_img
InícioDistrito FederalMaio Amarelo aposta em mudança de comportamento para salvar vidas no DF

Maio Amarelo aposta em mudança de comportamento para salvar vidas no DF

Campanha intensifica blitz, ações educativas e amplia debate sobre segurança viária em todas as regiões administrativas

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Com indicadores em queda e um desafio ainda persistente nas ruas, o Distrito Federal inicia mais uma edição do Maio Amarelo apostando em uma combinação de fiscalização rigorosa e educação para o trânsito. Ao longo do mês, o Detran-DF e o DER-DF vão intensificar ações em diferentes frentes para tentar consolidar a redução de mortes e estimular mudanças de comportamento entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Os dados mais recentes ajudam a explicar o tom da campanha. Em 2025, o número de pedestres mortos no trânsito caiu para 77 — recuo de 6% em relação ao ano anterior e o menor patamar desde 2021. Entre ciclistas, a queda foi ainda mais acentuada: de 25 mortes em 2022 para 17 no ano passado, uma redução de 32%. Para os órgãos de trânsito, os resultados refletem uma combinação de investimento em infraestrutura e ações contínuas de conscientização.

A nova etapa da campanha, iniciada no fim de abril, amplia esse esforço. Sob coordenação da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, estão previstas palestras em escolas, intervenções urbanas, atividades em parques e eventos comunitários. Também fazem parte da estratégia a distribuição de material educativo e a instalação do laço amarelo em pontos estratégicos da capital, símbolo internacional da campanha de valorização da vida.

Na outra ponta, o reforço da fiscalização ganha escala. O Detran-DF prevê a realização de 120 operações de blitz ao longo do mês, com foco no combate à embriaguez ao volante e na checagem de equipamentos de segurança — sobretudo entre motociclistas, um dos grupos mais vulneráveis. A programação inclui ainda 300 patrulhamentos voltados a infrações recorrentes, como uso de celular ao dirigir, excesso de velocidade e estacionamento irregular, além de ações educativas em faixas de pedestres. Ao todo, 520 agentes estarão mobilizados.

O esforço é compartilhado com o DER-DF, que programou cerca de 40 atividades durante maio. A agenda começou no Encontro dos Rolimistas, no Parque Vivencial do Paranoá, e segue em eventos de grande circulação, como o Festival Micarê Brasília, realizado no Estádio Mané Garrincha, além de ações itinerantes como o programa GDF na Sua Porta.

Paralelamente à conscientização, o governo aposta na expansão da mobilidade ativa como estratégia de longo prazo. O DF já conta com 745 quilômetros de vias cicláveis e pretende avançar com o programa Vai de Bike, lançado em 2024. A meta é alcançar mil quilômetros de ciclovias nos próximos anos — só em 2026, a previsão é de entrega de 90 quilômetros de nova infraestrutura.

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM