A Câmara Legislativa do Distrito Federal deu início, nesta terça-feira (19), à 7ª Semana Legislativa pela Mulher, evento voltado à discussão de políticas públicas, representatividade e fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão. A programação reúne autoridades, especialistas, lideranças sociais e representantes da sociedade civil para debater caminhos voltados à ampliação da participação das mulheres na política e em diferentes setores da sociedade.
Com o tema “Política, Representatividade e Participação”, a iniciativa busca promover reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na ocupação de cargos de liderança e sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Durante a abertura, a secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, destacou que a promoção da equidade entre homens e mulheres exige políticas públicas permanentes e maior conscientização sobre a importância da atuação feminina em todas as áreas. “Ainda é fundamental ampliar o entendimento sobre a relevância da mulher na sociedade e fortalecer ações que garantam igualdade de oportunidades. O Distrito Federal já conta com políticas estruturadas de acolhimento e proteção, e encontros como este ajudam a fortalecer ainda mais esse trabalho”, afirmou.
Ao longo do primeiro dia de programação, a Secretaria da Mulher também participou de debates com representantes de áreas estratégicas da pasta. Entre os temas abordados estiveram o enfrentamento à violência de gênero, o incentivo à participação política feminina e o uso de dados para orientar políticas públicas mais eficientes.
A subsecretária de Ações Temáticas e Participação Política, Dayanne Timóteo, e a secretária-executiva do Observatório de Violência contra a Mulher e Feminicídio do DF, Letícia Araújo, apresentaram iniciativas voltadas ao monitoramento de indicadores e ao fortalecimento das redes de proteção às mulheres no Distrito Federal.
Segundo as representantes, o acompanhamento dessas informações contribui para a criação de estratégias mais eficazes de prevenção, acolhimento e combate à violência contra a mulher.
A procuradora especial da Mulher da CLDF, Jaqueline Silva, ressaltou que a participação feminina na política é decisiva para ampliar conquistas e garantir avanços nas políticas públicas. “Quando instituições públicas e sociedade trabalham em conjunto, é possível transformar debates em ações concretas. A presença das mulheres nos espaços políticos fortalece iniciativas que impactam diretamente a vida da população feminina”, declarou.
A programação da Semana Legislativa pela Mulher segue nos próximos dias com palestras, rodas de conversa e debates voltados à garantia de direitos, igualdade de oportunidades e fortalecimento da participação feminina na vida pública.



