spot_img
InícioCidadesGuará vai ganhar nova área habitacional com moradias, comércio e infraestrutura completa

Guará vai ganhar nova área habitacional com moradias, comércio e infraestrutura completa

Quadra 60, planejada pela Terracap, prevê novos lotes residenciais, áreas comerciais, equipamentos públicos, mobilidade e espaços verdes

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Guará está prestes a ganhar uma nova área de expansão urbana. A QE 60, projeto coordenado pela Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foi planejada para ampliar a oferta de moradias na região e levar uma nova frente de ocupação residencial para a Região Administrativa.

A proposta prevê uma área estruturada desde o início, com pavimentação, iluminação pública em LED, redes de água e esgoto, drenagem pluvial, espaços comerciais e equipamentos públicos. O projeto também inclui áreas verdes, praças e espaços de convivência para os futuros moradores.

A implantação, no entanto, ainda depende da conclusão das etapas de regularização e licenciamento ambiental. Somente depois desses procedimentos é que a Terracap deverá avançar para os editais de comercialização dos lotes.

Nova frente de ocupação

A criação da QE 60 faz parte de uma estratégia de ampliar a oferta de terrenos regularizados no Distrito Federal. No caso do Guará, a proposta busca atender à demanda por moradia sem deixar de lado o planejamento urbano e a infraestrutura necessária para uma nova área residencial.

O projeto prevê conexão viária com as principais vias de acesso à Região Administrativa e integração com o transporte público. A intenção é evitar que a expansão ocorra de maneira isolada e garantir acesso dos moradores aos serviços e equipamentos urbanos.

A questão ambiental também está entre as diretrizes do empreendimento. Segundo a Terracap, áreas verdes nativas deverão ser preservadas, enquanto praças e espaços de convivência serão incorporados ao desenho urbanístico.

Outro objetivo é ampliar a oferta de lotes dentro das regras de ocupação do solo. A comercialização regularizada é apontada pela companhia como uma forma de dar segurança jurídica aos compradores e reduzir o espaço para ocupações irregulares.

“A criação da Quadra 60 reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal em promover o crescimento habitacional de forma legal, estruturada e humanizada, atendendo quem busca morar no Guará com segurança jurídica”, afirmou a presidência da Terracap.

Quando os lotes serão vendidos?

A comercialização ainda não tem data definida. Os editais deverão ser publicados após a conclusão do licenciamento ambiental e das demais etapas necessárias para a implantação da área.

A expectativa é de que o novo setor também tenha reflexos na economia local. A chegada de novos empreendimentos pode aumentar a demanda por serviços e materiais da construção civil e gerar empregos durante as obras e a ocupação da área.

Com a Quadra 60, o Guará passa a ter uma nova perspectiva de expansão habitacional, mas o avanço do projeto ainda está condicionado ao cumprimento das exigências legais, ambientais e urbanísticas.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM