A governadora Celina Leão (PP), candidata à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio do Buriti com 35,4% das intenções de voto estimulado, segundo pesquisa do Instituto Gazeta de Pesquisa (Igape) divulgada neste domingo (30). O ex-governador José Roberto Arruda (PSD) aparece em segundo lugar, com 24,3% — mais de onze pontos abaixo da líder. O deputado federal Leandro Grass (PT) ocupa a terceira posição, com 10,7%.
Somados, os três primeiros colocados concentram mais de 70% das intenções de voto. Os demais candidatos não ultrapassam 5% individualmente. Um dado que merece atenção: 14,7% dos eleitores declararam não saber em quem votar ou preferiram não responder — uma fatia que ainda pode influenciar o resultado final, especialmente em um eventual segundo turno.
| Candidato | Partido | % |
|---|---|---|
| Celina Leão | PP | 35,4% |
| José Roberto Arruda | PSD | 24,3% |
| Leandro Grass | PT | 10,7% |
| Paula Belmonte | PSDB | 4,8% |
| Ricardo Cappelli | PSB | 3,8% |
| Kiko Caputo | Novo | 2,5% |
| Elisson Ferreira | Agir | 1,3% |
| Professor Robson | PSTU | 1,1% |
| Expedito Mendonça | PCO | 0,7% |
| Samara Mineiro | UP | 0,7% |
| Não sabe / não opinou | — | 14,7% |
O levantamento ouviu 2.000 eleitores do Distrito Federal com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 29 de agosto de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Atual, afiliada da Record News, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF-02089/2026.



