Nesta quarta-feira (11) as Ministras dos Povos Indígenas Sônia Guajajara e da Igualdade Racial Anielle Franco tomam posse conjunta em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
A cerimonia que está marcada para ás 17 h contará com a presença o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A criação de ambos os ministérios foi um compromisso de campanha do presidente.
A posse das duas ministras estava prevista para o início da semana. Mas, diante dos atentados terroristas contra as sedes dos Três Poderes no último domingo (8), acontecerá hoje (11).
Perfil Ministra dos Povos Indígenas
Ministra dos Povos Indígenas, nascida na terra indígena Araribóia, no Maranhão, Sonia Guajajara é uma ativista atuante nas questões dos povos originários e ambientais.
Foi reconhecida internacionalmente por diversas denúncias que fez por violações dos direitos dos povos indígenas. Além disso a Ministra Sonia Guajajara está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time.
Perfil Ministra da Igualdade Racial
Em seu perfil do Twitter Anielle Franco se define como “Educadora, jornalista, escritora, feminista preta, mãe de meninas, doutoranda, diretora do Instituto Marielle Franco e irmã de Marielle”. Nascida em 1985 no Complexo da Maré, Anielle começou a jogar vôlei com apenas oito anos de idade e acabou se tornando jogadora profissional, passando por times como Vasco e Flamengo.
No comando do instituto, ela liderou iniciativas importantes, como o lançamento da Plataforma Antirracista nas Eleições, em julho de 2020, para apoiar candidaturas negras nas eleições municipais. Anielle Ftanco também coordenou uma pesquisa para mapear a violência política de raça e gênero no Brasil com o intuito de fazer um retrato dos direitos políticos das mulheres negras no País.
Da Redação