Teve ínicio nesta segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nessa campanha o Ministério da Saúde,espera vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas.
Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas.
Fazem parte também do público prioritário: povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Para se vacinar basta levar a carteira de vacinação, o cartão do SUS e um documento de identidade em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde.
A vacina contra o vírus da Influenza, que causa gripe, é um imunizante trivalente produzido pelo Instituto Butantan com duas cepas de Influenza A e uma de Influenza B.