Nesse 7 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão.A hipertensão é frequentemente chamada de “assassino silencioso” pelo fato de que seus sintomas podem passar despercebidos e ser confundidos com outras doenças.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Veja os sintomas que não devem ser ignorados:
- Dores de cabeça intensas;
- Sangramento nasal;
- Fadiga;
- Problemas de visão;
- Dor no peito;
- Dificuldade em respirar;
- Presença de sangue na urina;
- Arritmia cardíaca;
- Batimentos no peito, pescoço e orelhas;
- Convulsões.
Outros sintomas que também devem ser observados: tonturas, distúrbios do sono, manchas de sangue nos olhos e sudorese. Pessoas com sobrepeso, consumo excessivo de álcool, fumantes, indivíduos sob muito estresse ou que consomem alimentos ricos em sal estão em maior risco.
A hipertensão arterial é um problema de saúde pública, estima-se que cerca de 36,5% da população brasileira adulta seja hipertensa, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença está associada a complicações graves, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
É indispensável realizar exames de rotina para aferir a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse, para prevenir e controlar a hipertensão .