Nesta quinta-feira (18/5),escritores e escritoras do DF, agentes culturais e população em geral participam, da Comissão Geral que vai discutir o projeto de lei que institui o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias.
No texto da proposta há previsão de criação de um cadastro de autores que deve ser atualizado regularmente. A identificação vai permitir que órgãos de cultura possam mapear a produção literária do DF e promover iniciativas de divulgação dessas obras.
A iniciativa é de autoria do Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), que entre outras ações do mandato, busca estratégias de fortalecimento da cultura local.
“Nosso mandato está comprometido com uma cultura de paz e, por isso, apresentamos propostas de fortalecimento da cultura. Nossos jovens e estudantes precisam conhecer a riqueza da literatura das cidades”, destaca o parlamentar.
Participam do debate lideranças de academias regionais de letras, além de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e do Conselho Nacional de Política Cultural.
Difusão da cultura local
O PL prevê ainda ações destinadas às escolas e bibliotecas públicas para a formação de novos leitores. No projeto estão previstas ações específicas de divulgação, como a realização de eventos, concursos e editais específicos para incentivar novas publicações dos escritores e escritoras.