Os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis através do Programa Farmácia Popular gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica para 55 milhões de pessoas.
Com a medida, o Farmácia Popular passa a oferecer todos os medicamentos do rol do programa de forma gratuita para essas pessoas.Além disso, o programa também incluirá a população indígena, com a ação o governo pretende ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica da população atendida nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Farmácia Popular
O programa oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais. Contemplando ao todo o tratamento para 11 doenças.
Para retirar o medicamento, é necessário que o beneficiário vá até a farmácia credenciada e apresente a receita médica, documento de identidade e CPF.
O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família acontece automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de cadastro prévio.