A primeira unidade da Santa Casa de Misericórdia no DF, local de saúde dedicado a cuidar dos mais necessitados deve ganhar uma sede em Samambaia, o Governo do Distrito Federal (GDF) está em tratativas para ceder uma área à entidade.
Um passo importânte para que a entidade abra as portas na capital federal, nesta quinta-feira (03), durante reunião do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão com o coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o deputado federal Antônio Brito; o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Véras; o ex-governador, empresário e presidente do PSD-DF, Paulo Octávio; e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, houveram avanços nessa tratativa que futuramente beneficiará a população.
Santa Casa de Misericórdia
A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a “expostos” – recém nascidos abandonados na instituição.No Brasil, surgiu ainda no período colonial, instalando-se em Santos desde 1543, seguido pela Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Olinda e São Paulo, sendo a primeira instituição hospitalar do país.
Atualmente, no Brasil, existem mais de 1800 hospitais da Santa Casa e obra está presente em quase todas as capitais e em muitos municípios do interior do país.
Até então o Distrito Federal é a única unidade da federação sem uma sede da Santa Casa o que segundo o governador Ibaneis Rocha mudará em breve,“é importante para o DF ter uma sede da Santa Casa como braço de apoio ao Sistema Único de Saúde. Eles fazem um belíssimo trabalho de filantropia e atendimento aos mais necessitados e vamos dar todas as condições para que a construção avance o mais rápido possível”, disse Ibaneis Rocha.
Na ocasião o presidente da CMB, Mirócles Veras, destacou que aparceria entre a entidade e o GDF tem tudo para ser êxitosa, “a Santa Casa do DF será um importante apoio para a Secretaria de Saúde, atuando como um complemento. A concepção será para atender as necessidades do SUS da região. Queremos ser um hospital de alta complexidade dentro da maior necessidade do DF”.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, lembrou que Samambaia é uma das maiores cidades da região Oeste e o aumento nas opções e ofertas de saúde à população vem em boa hora. “Definição boa que o governador acabou de tomar de disponibilizar o terreno. Vamos ratificar as condições para que a Santa Casa seja construída com toda segurança necessária. Esse é mais um serviço que chega em boa hora, de ampliação dos nossos serviços”, ressaltou o secretário.