Nesta quinta-feira (21/09), durante o lançamento do novo(PAC) em Goiás, ogovernador Ronaldo Caiado enalteceu a parceria com o governo federal. A solenidade que contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Na ocasião foram detalhadas as obras e serviços que serão realizados no estado nos próximos anos, com investimento estimado em R$ 62,4 bilhões.
“É fundamental essa parceria direta com o governo federal”, afirmou Caiado.
O ministro Rui Costa explica que as obras do PAC estão focadas na transição ecológica e energética, investindo em infraestrutura, para destravar em seguida os investimentos privados.
“Sem energia não se faz projeto agrícola, agroindústria ou parque solar. Com um investimento público, você libera investimentos privados”, explicou o ministro.
O Estado do Goiás é um dos estados com maior volume de obras atendidas pelo programa.Dentre as obras previstas estão a construção do Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora). O BRT entre Luziânia e Santa Maria (DF) e moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
O estado também será beneficiado com mais três Policlínicas, três penitenciárias de segurança máxima, além de obras rodoviárias.
Complexo oncológico
Na tarde do dia (21/09), o governador Ronaldo Caiado sobrevoou as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, ao lado do ministro Rui Costa, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e do senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB).
O complexo suprirá a demanda de pacientes goianos e de outros estados, a construção do Cora foi iniciada em fevereiro de 2023 e deve ter a primeira etapa concluída até o fim do ano de 2024.
O ministro Rui Costa afirmou que a iniciativa do governador atende a uma das urgências do sistema público de saúde no Brasil. A unidade será referência para todo país, com foco na humanização dos atendimentos, conforme o conceito idealizado em modelos norte-americanos.
“A parceria com o governo federal não vai atender apenas o povo goiano, mas crianças do Brasil todo”, disse Caiado.
Com investimentos de R$ 424,71 milhões, a unidade será estruturada em uma área de 44,7 mil metros quadrados e com 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.
O complexo será inaugurado pela ala de tratamento especializado às crianças e adolescentes, que contará com espaço de lazer e acomodações para as famílias. O Cora será o primeiro hospital público de Goiás dedicado exclusivamente ao tratamento contra o câncer.