O ParCão K9 Heloísa, localizado na Quadra 101 de Samambaia, é um espaço que foi inaugurado para os moradores e seus pets em solenidade no dia 14 de outubro.
O nome do parque é uma homenagem do espaço à cachorra Helô, que serviu por quase seis anos ao Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), da Polícia Militar do Distrito Federal. A cadela, faleceu em agosto deste ano, contribuiu em diversas operações de combate ao crime e ao tráfico de drogas na região administrativa.
O equipamento foi implantado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) através da Administração Regional de Samambaia, que investiu materiais e foi responsável pela construção , um investimento de R$ 30 mil .
Estrutura
O parque tem uma estrutura com dois espaços de gramado cercados por alambrados, com circuitos de pneus, de manilhas e de tocos de madeira, além de gangorras, tudo para ser usado pelos cachorros.
Para garantir uma boa convivência entre os pets e sem riscos, na entrada do ParCão há uma lista de instruções para os tutores dos animais. Dentre elas a de que os responsáveis devem recolher as fezes dos pets e que crianças menores de oito anos não devem ficar desacompanhadas no local.
Outra recomendação é que os cachorros que frequentam o espaço estejam com as vacinas em dia, cachorros de grande porte devem usar focinheira para adentrar o local e cadelas no cio não podem utilizar o parcão durante o período.
Segundo o administrador regional de Samambaia, Marcos Leite Araújo , a população já havia demandado o espaço,“Havia pedidos demais dos moradores aqui de Samambaia para a construção do parcão. Esse primeiro, fizemos com recursos da administração. Mas a ideia é construir outros na cidade por meio do Projeto Adote uma Praça”, afirma o administrador .
“Tenho recebido muitos elogios dos moradores. Fiquei feliz com a repercussão, por isso esse deve ser o primeiro de muitos”, acrescentou.