InícioAtos & FatosParceria entre a Secretaria de Turismo do DF e o Ministério do...

Parceria entre a Secretaria de Turismo do DF e o Ministério do Turismo impulsionará turismo no DF

Publicado em

Lançado nesta segunda-feira (20), o programa “Conheça o Brasil: Cívico”  atrairá pessoas à capital em datas onde a movimentação costuma diminuir. O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur)  e o Ministério da Educação, com o apoio do setor turístico local.

O programa tem como foco estudantes, professores e pesquisadores de todo o país e incentivará esse público a conhecer Brasília e se reconectar a essência e a diversidade nacional, fomentando o espírito cívico e o orgulho de ser brasileiro, através das visitas aos atrativos históricos, culturais e naturais da Capital Federal e do seu entorno.

Ao falar sobre a parceria o Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que, “ juntando o Poder Público, a iniciativa privada numa grande iniciativa para trazer a preços reduzidos estudantes secundaristas, os universitários, porque é o direito deles conhecer a sua Capital Federal, os símbolos nacionais que nós temos aqui em Brasília. É um projeto-piloto, que vai funcionar em outras regiões do Brasil onde houver também um contrafluxo do movimento turístico”, comentou o ministro do Turismo.

Ministro do Turismo, Celso Sabino

Com um intinerário que mesclará ícones da democracia do Brasil, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional; museus que guardam a história de importantes personalidades, como o JK, e monumentos públicos que contribuem para entender melhor os acontecimentos mais relevantes do país.

As viagens também incluirão museus e outros monumentos públicos, além de outras opções turísticas no Entorno, como atrativos naturais, gastronômicos e culturais.

Dutrante o lançamento do programa, o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo destacou  que, “um dos motivos para a criação do programa é a queda no setor hoteleiro aos finais de semana, quando chegam a ser registrados cerca de dez mil leitos vagos. “A ideia é suprir, por meio desse programa também, essa carência que tem nos hotéis, de quinta a domingo”, disse o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Secretário de Turismo DF, Cristiano Araújo Foto: Ana Carolina Domingues/Setur

Ele ainda elencou  que, “a partir do momento em que a gente conhece nossa história, se sente parte disso, passa a valorizar, a defender. E, sem dúvida nenhuma, com esse programa, a gente também ativa os diversos elementos do trade, como guias, hotéis e setor gastronômico”, acrescentou o secretário, reforçando a importância da iniciativa tanto do ponto de vista cívico quanto econômico.

Estímulo ao Turismo

O programa piloto impulsionará a economia de Brasília no período de baixa movimentação turística, geralmente aos finais de semana, beneficiando hotéis, restaurantes, agências de turismo e guias de turismo da cidade.

O resultado impactará na geração de mais emprego e renda para a população brasiliense. Atualmente, o setor hoteleiro da Capital Federal registra cerca de 10 mil leitos não utilizados nos fins de semana.

Também contará com crédito facilitado para a aquisição de pacotes e serviços turísticos, oferecido pelo “Conheça o Brasil: Realiza”, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Banco do Brasil que oferece a possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, que está em fase de adesão das empresas do setor.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM