Ontem (03/12),às margens do Lago Paranoá 51 casais celebraram a união civil, na 8ª edição do Casamento Comunitário promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretária de Justiça .
Pela primeira vez que a solenidade aconteceu no Pontão do Lago Sul,em edições anteriores foi realizada no auditório do Museu Nacional da República como cenário. Ao longo desses anos mais de 300 casais já foram beneficiados pela ação.
Para a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani o programa é a garantia de direitos e de cidadania,“estamos regulamentando a situação de algumas pessoas que já estão juntas há muito tempo. Isso é a garantia de direitos e de cidadania, e mostra a dedicação do Governo do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Organização
O “sim” aconteceu em uma estrutura montada no Pontão com direito a flores, música ao vivo e marcha nupcial. Diante da juíza de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho, de autoridades locais e dos convidados em uma cerimônia repleta de emoção.
Além disso, os beneficiados foram isentos dos custos e também tiveram acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e por parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada, a exemplo do Sistema S responsável pelo preparo das noivas que ocorreu no Senac, no Setor Comercial Sul.