InícioCidadesFolia tranquila: Carnaval do DF registra diminuição de 23% nos crimes

Folia tranquila: Carnaval do DF registra diminuição de 23% nos crimes

Ações preventivas, campanhas e presença dos agentes garantiram a segurança dos foliões

Publicado em

Com redução de 23% na criminalidade, o Protocolo de Operações Integradas (POI) garantiu a população do Distrito Federal um carnaval tranquilo e sem registro de incidentes fatais.
Para a vice-governadora Celina Leão ,“os números refletem que o Carnaval 2024 foi um sucesso. A população aproveitou as comemorações com respeito e segurança e não tivemos maiores complicações. Com campanhas eficazes e banners nas ruas, garantimos a proteção do público em todos os feriados. Também respondemos rapidamente às chuvas e continuamos a combater ativamente a dengue. Que a festa deste ano seja um exemplo para as futuras”, comemorou  Ela.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar,destacou o trabalho conjunto das forças de Segurança do DF, “graças ao trabalho conjunto e à integridade entre os envolvidos, o Carnaval foi um dos mais seguros e respeitados. Prestamos atenção em cada detalhe para garantir uma festa segura e tranquila às milhares de multidões que se aglomeravam nas ruas de Brasília e também nas regiões administrativas. Além de fortalecer o trabalho policial e toda a atuação das forças de segurança, utilizamos videomonitoramento e drones durante as ocorrências, que monitoraram todos os blocos e assim ampliaram a capacidade de trabalho de quem está em campo.”

Das 364 ocorrências registradas entre sexta (9) e terça (13), 67% são referentes a roubo de celulares. O carnaval do ano passado registrou 473. Os demais casos foram de crimes contra o patrimônio, divididos em furto de veículos, receptação, furto e roubo a transeuntes, furtos diversos e furtos no interior de veículos, peculato e furto por engano.

Segundo Sandro Avelar de um modo geral num comparativo ao carnaval de 2023 houve uma redução de 83% na criminalidade,“vale ressaltar que quando comparamos o período de quatro dias de carnaval com o mesmo período da semana anterior, encontramos uma redução de 83% na criminalidade geral. Isso mostra o resultado da intensificação do trabalho das forças de segurança nesse período”.

PMDF

Policiais Militares do Distrito Federal (PMDF) atuaram em eventos realizados no Plano Piloto e em outras regiões administrativas. A polícia foi reforçada com viaturas e pessoal de infantaria até a dispersão do público, garantindo a segurança dos foliões no regresso a casa.

Dez armas brancas foram apreendidas pelos militares, resultando em Condições Detalhadas de Ocorrência (TCO) assinadas pelos infratores. Outros 32 TCOs – representando 76% do total – foram emitidos por posse de entorpecentes.

A PMDF atuou por meio de ações de trânsito em diversos pontos do Distrito Federal, nas quais 375 motoristas foram autuados por consumo de álcool, 707 por uso de celular enquanto dirigiam e quatro apreensões de entorpecentes.

Detran-DF

Durante o período do carnaval  o Departamento de Transportes do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações preventivas com foco em garantir a segurança e tranquilidade no trânsito para toda a população, esteja ela se divertindo ou não.

Nesse período, foram feitas 1.515 prisões com 1.250 testes de bafômetro, 95 multas por alcoolemia e 22 prisões de motoristas sem habilitação. Além disso, foram realizadas 83 desmontagens, enquanto 24 motociclistas foram alertados sobre a modificação do escapamento.

CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou  95 consultas entre sexta e terça-feira, a maioria (42) sobre níveis de álcool. O restante foi dividido entre crises de ansiedade, cortes, escoriações, doenças súbitas, entorses e animais ameaçados de extinção.

Um carnaval de respeito às mulheres

Um incidente de importunação sexual foi registrado durante o carnaval, nenhum outro incidente envolveu crimes contra mulheres. Ações e campanhas de conscientização contribuíram para que esse  resultado fosse possível.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM