A Caesb passa a disponibilizar o serviço de autoleitura, no qual o próprio usuário fornece a leitura do medidor do hidrômetro à companhia. A medida pé voltada especialmente para as pessoas que passam o dia fora de casa, impossibilitando o acesso do leiturista ao equipamento.
Para aderir, basta acessar o site da Caesb.É necessário realizar o cadastro e o usuário deve ser o atual responsável financeiro . Após a confirmação, o cliente deve informar a leitura encontrada no hidrômetro no período de até três dias de antecedência da leitura programada. A conta para pagamento estará disponível no site cinco dias úteis após a informação da autoleitura.
Tambémé possível fazer a adesão ao serviço de autoleitura pode ser realizada pelo aplicativo disponível para iOS e Android, pela Central de Atendimento (115) e nos postos de atendimento.
Com a ressalva de que , o cliente que optar por essafuncionalidade deve ficar atento, nos meses de abril e outubro é necessário permitir o acesso dos leituristas ao hidrômetro para a vistoria do equipamento e confirmação dos registros feitos pelo usuário.
Se o cliente deixe de informar a leitura por dois meses consecutivos ou não permita o acesso ao imóvel nos meses pré-determinados, perderá o cadastro no sistema de autoleitura e somente poderá realizar uma nova solicitação após seis meses.