A partir desta semana, regiões administrativas com maior incidência de casos de dengue, receberão aplicação de fumacê reforçado. O parametro para essa aplicação reforçada são os dado sdo boletim epidemiológico semanal. O objetivo é que os carros atendam toda a região apontada e não apenas alguns pontos.
Os veículos que aplicam o fumacê ficarão à disposição da mesma RA para atuação em três ciclos por cerca de uma semana para completar todo o circuito,serão 28 supervisores acompanhando as atividades de campo, a aplicação, a rota, a técnica e o horário adequado.
A medida visa diminuir a população de mosquitos fêmeas infectadas em um curto período, visando interromper a transmissão da doença.A alteração das estratégias do uso do fumacê segue orientações do Ministério da Saúde.
Semanalmente, serão disponibilizadas novas rotas para cidades com mais demanda.Com isso a populaçãodeve estar atenta ao cronograma da rota do fumacê e colaborar para aumentar a eficácia da aplicação do produto. As pessoas devem abrir portas e janelas quando o carro do fumacê passar. O inseticida é aplicado pela manhã e no final da tarde, horários em que o mosquito costuma se movimentar mais.
Veja prévia da rota do fumacê
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)