À procura de assistência relacionada a sintomas de dengue? Como reportar locais suspeitos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti? Quais são os endereços dos postos de vacinação? Todas essas questões e mais podem ser respondidas agora com a Manu, uma inteligência artificial disponível no portal da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para fortalecer as ações de combate à doença.
A Manu está acessível diretamente na página. Ela contém perguntas predefinidas e, no caso de denúncias de possíveis focos da doença, permite até o envio de imagens dos locais suspeitos. Nesses casos, os dados são encaminhados diretamente à Vigilância Ambiental. Vale ressaltar também os jogos educativos disponíveis para download e a representação em 3D do mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa da Secretaria de Saúde em combater a dengue inclui a criação da Manu, que abrange diversas ações, desde investimentos em insumos para os locais de atendimento com horário estendido até atividades de mobilização local, incluindo a utilização de veículos de fumacê e o reforço das equipes de vigilância ambiental.
Embora a Manu não substitua a triagem realizada pelos profissionais de saúde, esse sistema proporciona informações sobre os sintomas da dengue e pode indicar possíveis sinais de agravamento. Vale ressaltar a linguagem simples e o aspecto humanizado: a Manu veste um colete marrom semelhante aos dos agentes de vigilância ambiental.
A utilização de ferramentas digitais é estratégica para alcançar os jovens, que estão mais familiarizados com tecnologias desse tipo.
Por trás do funcionamento da Manu, há uma equipe multidisciplinar encarregada de alimentar a inteligência artificial com os dados da Secretaria de Saúde.A ferramenta utiliza locais de vacinação e de atendimento, além de manter atualizados os protocolos de atendimento à doença.
*Com informações da Secretaria de Saúde