InícioCidadesNovo slogan da campanha mundial de doação de leite materno destaca importância...

Novo slogan da campanha mundial de doação de leite materno destaca importância do amor materno

Publicado em

Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.  Assim foi escolhido o lema para a campanha global de doação de leite materno de 2024. Esta competição é uma iniciativa da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), liderada pelo Brasil, que vem sendo realizada desde 2021. A mente por trás do lema é uma moradora de San Ignacio, no Paraguai.

O slogan será traduzido para o inglês e espanhol, e será adotado por organizações engajadas nessa causa. É o caso da Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Saúde (SES-DF), responsável por receber, pasteurizar e distribuir o leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais.
A quarta edição da campanha recebeu 650 slogans e bateu recordes de participação, totalizando 9.051 votos. Em 2023, a iniciativa teve 1.292 slogans inscritos e 6.158 votos. Em 2022, foram 253 slogans inscritos e 4.994 votos, e em 2021, 298 slogans inscritos e 3.394 votos. Somando as quatro campanhas, foram submetidos 2.493 slogans.

As sugestões foram submetidas ao Comitê de Mobilização Social para Doação de Leite Humano, que escolheu as 30 ideias mais promissoras. Durante os dias 4 e 10 deste mês, o público teve a oportunidade de votar em sua frase favorita. Nos anos de 2021 e 2023, o vencedor do slogan foi uma pessoa de Santa Catarina, enquanto em 2022 a frase escolhida foi escrita por uma cidadã mexicana. Os autores foram reconhecidos com um certificado emitido pela rBLH, em agradecimento pela sua contribuição em prol da saúde das crianças globalmente.

Solidariedade

O Distrito Federal conta com bancos de leite em todas as regiões de saúde, localizados nos hospitais de Sobradinho, Asa Norte, Brazlândia, Taguatinga, Gama, Planaltina, Paranoá, Ceilândia, Santa Maria, no Hospital Materno Infantil (HMIB) e nos postos de coleta de leite humano da Casa de Parto de São Sebastião, Hospital Regional de Samambaia e Policlínica do Riacho Fundo. Informações de contato, endereços e horários disponíveis aqui.

Todas as mulheres têm a oportunidade de colaborar com a corrente de solidariedade. É preciso estar com a saúde em dia, estar amamentando ou ordenhando para o próprio filho e demonstrar interesse em contribuir com o alimento. O registro pode ser realizado ligando para o número 160 (opção 4), acessando o  no site do Amamenta Brasília  ou indo até um dos bancos de leite humano ou postos na região do Distrito Federal. Após o cadastramento, a mãe recebe um conjunto contendo máscara, touca e recipientes esterilizados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), que volta mais tarde para recolher as doações.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM