O Executivo do Distrito Federal (GDF) planeja destinar R$ 133.701.000,00 para a construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE). A permissão para o início da construção foi concedida pelo governador Ibaneis Rocha em uma cerimônia realizada na região nesta quinta-feira (18) e celebrada com entusiasmo pelos 150 mil moradores da localidade.
Ao autorizar a obra , o governador Ibaneis Rocha destacou que, juntamente com o viaduto (entregue), a construção do hospital era o pedido mais frequente dos recantenses.
A edificação contará com 16.742,49 metros quadrados de área construída e oferecerá centro cirúrgico, suporte para diagnósticos e tratamentos, suporte técnico de alimentação e nutrição, farmácia hospitalar e Central de Material Esterilizado (CME), laboratório de Ensino e Pesquisa, auxílios administrativos e logísticos. Adicionalmente, o Hospital atende a padrões técnicos de tecnologia e sustentabilidade, incluindo energia solar e reutilização da água.
O empreendimento, que resultará na contratação de 250 funcionários de forma direta e aproximadamente 500 de forma indireta, é fundamental para ampliar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) revelam a urgência em disponibilizar mais leitos hospitalares na área, uma vez que mais de 83% dos moradores dependem exclusivamente do SUS.
O espaço será voltado para serviços de saúde na área de clínica médica e pediatria. O hospital terá um total de 100 leitos, com 60 para clínica médica, 30 para pediatria e 10 leitos na unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica.