A pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026 revela que, atualmente, 55% da população não apoiaria uma nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto isso, 42% ainda apoiam a reeleição do petista, e os 3% restantes não sabem ou não responderam, de acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13/5).
A pesquisa também destaca que Lula tem maior apoio no Nordeste, onde 60% dos entrevistados dariam uma nova chance ao petista. Entre os mais pobres e os que estudaram até o Ensino Fundamental, o presidente mantém sua popularidade, com 54% e 54%, respectivamente, votando nele. No entanto, entre as mulheres, a maioria (52%) é contra a reeleição do presidente.
Em relação aos possíveis candidatos da oposição, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é apontada como o nome mais indicado por 28% dos eleitores entrevistados, apesar de enfrentar uma rejeição de 50%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 24% de preferência, mas também uma rejeição de 30%.
A pesquisa mostra que, em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio, o petista venceria com uma vantagem de 46% contra 40%. Outros nomes do PT, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da legenda, deputada Gleisi Hoffmann, têm um potencial de votos mais baixo, segundo a Quaest.
Realizada entre os dias 2 e 6 de maio, a pesquisa entrevistou presencialmente 2.045 eleitores em todos os estados, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.