Na segunda-feira (03), os moradores do Riacho Fundo II celebraram uma conquista histórica: a inauguração da primeira agência do Banco de Brasília (BRB) na região. Com 29 anos de história e uma população de mais de 72,9 mil habitantes, a chegada da agência representa não apenas maior comodidade para os moradores, mas também abre novas oportunidades para o desenvolvimento local.
Essa conquista é reflexo de uma mobilização popular iniciada em 2011, por meio do Movimento Riacho Legal, “Escritura Já”. Naquela época, o movimento buscava, por meio da regularização fundiária, criar condições legais para as moradias da região administrativa e atrair empresas para a área, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento econômico.
Nos últimos cinco anos da gestão Ibaneis Rocha, a região experimentou um significativo desenvolvimento, com a instalação de equipamentos públicos como UPA, UBS, escolas e, agora, a tão esperada agência do BRB, proporcionando mais comodidade à população local.
Outro setor que teve grande crescimento na região foi o comercio com a presença de grandes atacadistas, postos de gasolina e grandes redes nacionais que impulsionam economia local.
Um dos percussores do Movimento Riacho Legal, Ronaldo Martins, comemorou a abertura da agência do BRB na cidade, destacando-a como um pedido antigo dos moradores do Riacho Fundo II, que antes dependiam de agências de outras regiões administrativas do DF. Agora, eles têm a facilidade de ter uma agência bancária perto de casa, facilitando o acesso aos serviços financeiros e contribuindo para a qualidade de vida da comunidade.
“A inauguração da agência do BRB,não apenas atende a uma demanda antiga da população local, mas também fortalece o papel do Riacho Fundo II como uma região em crescimento e desenvolvimento. A presença do BRB na área não só beneficia os moradores, mas também sinaliza o potencial econômico e o dinamismo da região administrativa.”