InícioCidadesConstrução da Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas Visa Ampliar...

Construção da Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas Visa Ampliar Suporte à Região Sul

Publicado em

Uma nova unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) está em construção no Recanto das Emas, Distrito Federal. Localizada na Quadra 203, Lote 14, na Avenida Buritis, a futura sede tem o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres da região sul do DF, incluindo Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria e Gama.

A expectativa é de que a nova unidade beneficie cerca de 500 mil moradores da área sul do DF, oferecendo serviços de acolhimento e enfrentamento à violência de gênero. As obras da edificação estão avançando rapidamente, com a alvenaria praticamente concluída. Atualmente, os trabalhos se concentram nos acabamentos internos e externos, construção do estacionamento, implantação do bicicletário, paisagismo e instalação do mobiliário.

 Estrutura e Serviços

Com 270 m² de área construída, a nova unidade contará com uma recepção, duas salas para atendimentos psicossociais, brinquedoteca com fraldário, duas salas administrativas, uma sala multiúso, espaço de convivência, varanda, quatro banheiros, cozinha e depósito. O estacionamento terá 18 vagas para veículos, cinco para motos e um bicicletário com capacidade para cinco bicicletas.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Atualmente, o Distrito Federal possui uma Casa da Mulher Brasileira em funcionamento em Ceilândia, que realizou cerca de nove mil atendimentos para 3,2 mil mulheres no ano passado. Outras três unidades estão em construção em Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol, todas seguindo o mesmo padrão da estrutura do Recanto das Emas.

Investimentos e Parcerias

O investimento total nas quatro novas unidades é de R$ 8,8 milhões, provenientes de emendas federais e contrapartidas do Governo do Distrito Federal (GDF). As unidades do Recanto das Emas, Sobradinho II e Sol Nascente/Pôr do Sol são financiadas por emendas de bancada dos deputados federais do DF, enquanto a sede de São Sebastião conta com recursos da emenda do deputado federal Julio Cesar.

As obras são fruto de uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). A SMDF é responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, em colaboração com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Impacto na Comunidade

A nova Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas é um passo significativo na ampliação do suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. A oferta de serviços especializados e um ambiente acolhedor visa fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM