A sexta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 está prestes a vencer. Os contribuintes do Distrito Federal têm entre os dias 22 e 26 deste mês para regularizar a situação junto à Receita do Distrito Federal. A data de vencimento varia conforme o final da placa do veículo, e a emissão do boleto pode ser feita pelo site da Receita do DF ou pelo aplicativo Economia DF.
Para os veículos com placas terminadas em 1 ou 2, o prazo é na próxima segunda-feira (22). Aqueles com placas terminadas em 3 ou 4 devem pagar até terça-feira (23). Para placas finalizadas em 5 ou 6, o limite é quarta-feira (24), enquanto proprietários de carros com placas terminadas em 7 ou 8 podem quitar até quinta-feira (25). Finalmente, sexta-feira (26) é o dia de pagamento para veículos com placas terminadas em 9 ou 0. O calendário de pagamento foi publicado pela portaria nº 337, de 14 de novembro de 2023.
O pagamento do IPVA 2024 começou em fevereiro deste ano. Até o dia 12 deste mês, a arrecadação totalizou R$ 1.288.881.769,58, um aumento de 6,02% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de arrecadar R$ 1,7 bilhão ao final da última parcela do imposto. Os recursos arrecadados são destinados a investimentos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
O IPVA é um imposto anual e obrigatório. Atrasos no pagamento podem resultar na cobrança de juros e multas, além da inclusão do nome do devedor na Dívida Ativa do Distrito Federal.