Na manhã desta sexta-feira (9/8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), realizou a entrega de mil certidões de registro de lotes durante uma solenidade na Praça do Palácio do Buriti.
Os documentos beneficiam diretamente cerca de 4 mil pessoas residentes em diversas regiões administrativas, como Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Santa Maria, São Sebastião, Sol Nascente, Varjão, Vila Planalto, Taguatinga, Samambaia e Sobradinho II.
Diante de centenas de famílias presentes, o governador destacou a importância das escrituras para a regularização fundiária e a segurança jurídica dos moradores. “São pessoas que estavam há vários anos com os imóveis de forma irregular e que, por meio de um trabalho conjunto da Codhab e da Seduh, com a participação da Câmara Legislativa, que aprovou toda a legislação, permitiu que a gente fizesse essa regularização hoje”, afirmou Ibaneis Rocha.”É uma grande alegria ver o olhar das pessoas que receberam suas escrituras e daqueles que ainda vão receber. É um documento muito esperado por todos.”
O evento também marcou a entrega de 295 passaportes do programa Morar DF, que oferece subsídios para a entrada na casa própria. Além disso, o governador assinou o edital que autoriza a contratação de estudos e projetos para a regularização do bairro Morro da Cruz II, em São Sebastião, uma área carente que há anos pleiteava a legalização.
Os serviços previstos para o Morro da Cruz II incluem a elaboração de planos de uso e ocupação do solo, projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica e iluminação pública, além de paisagismo e um plano de reassentamento. “É uma população muito carente aqui do Distrito Federal, que havia anos pleiteava essa regularização”, enfatizou o governador.