A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensificou suas ações de vacinação neste fim de semana, em uma iniciativa que incluiu as festividades de 20 anos do Jardim Botânico. Além de promover a saúde por meio de vacinas do calendário adulto e infantil — com exceção da vacina contra a dengue —, o evento foi palco de uma série de serviços gratuitos para a população.
Durante as comemorações, os visitantes tiveram acesso a orientações sobre saúde bucal, com direito à distribuição de kits odontológicos, além de testes rápidos para hepatite B e C, e sessões de auriculoterapia, técnica conhecida por auxiliar no controle da dor e na redução de sintomas de ansiedade e depressão.
A escolha do Jardim Botânico para essas ações não foi à toa. Criada oficialmente como região administrativa em 1º de setembro de 2004, por meio da Lei nº 3.435, a área é conhecida pelo Parque Jardim Botânico de Brasília, um ponto de preservação ambiental muito querido pelos moradores do Distrito Federal. A cidade também ganhou, em maio de 2021, sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), com capacidade para atender cerca de 24 mil pessoas e equipada com 25 salas de atendimento clínico. O investimento no espaço foi de R$ 3 milhões, incluindo serviços de medicina da família, odontologia, vacinação, coleta e triagem.
Vacinação segue no domingo
As atividades de vacinação continuam no domingo (22), em dois pontos estratégicos de Ceilândia. A 15ª Parada do Orgulho LGBT, no estacionamento da agência do BRB, será um dos locais de vacinação, funcionando das 12h às 17h. Paralelamente, a Paróquia Bom Jesus também oferecerá o serviço das 8h às 16h.
Os moradores que desejarem atualizar sua caderneta de vacinação devem levar um documento de identidade e, claro, o cartão de vacinas. As equipes da SES-DF estarão de prontidão para verificar a situação vacinal de cada pessoa, conforme o indicado para sua faixa etária.