Hoje (30), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até setembro receberão o último dos cinco lotes de restituição de 2024.
O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores e contempla aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. A Receita Federal irá desembolsar um total de R$ 1,03 bilhão para 511.025 contribuintes ao longo do dia.
Os valores serão creditados diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração de Imposto de Renda. Cerca de 40% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos, professores e pessoas com deficiência ou doenças graves.
Entre os grupos prioritários, destacam-se 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, que, desde o ano passado, garante prioridade no recebimento. Além disso, 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não fazem parte de categorias com prioridade legal também foram contemplados.
Outro destaque deste lote é o Rio Grande do Sul, onde 86.570 contribuintes receberão a restituição devido à inclusão do estado na lista de prioridades. Essa medida foi adotada em razão das enchentes que afetaram a região em abril e maio. Contribuintes que regularizaram a declaração até setembro foram priorizados.
A restituição também será paga a outros grupos prioritários, incluindo 75.686 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 23.180 professores e 11.188 idosos acima de 80 anos. Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave somam 6.731 contribuintes que também receberão o valor.
Os contribuintes podem consultar o status da restituição no site da Receita Federal, acessando a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Com o fim do pagamento deste lote, encerra-se o calendário de restituições de 2024.