InícioBrasil e MundoEleitor pode consultar local de votação pelo e-Título e site do TSE...

Eleitor pode consultar local de votação pelo e-Título e site do TSE para as eleições de 2024

Publicado em

Com a aproximação do primeiro turno das eleições municipais de 2024, marcado para o próximo domingo (6), os eleitores já podem consultar seu local de votação e se preparar para exercer seu direito democrático. Tanto no aplicativo e-Título, quanto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível verificar as informações da zona e seção eleitoral com facilidade.

Consulta pelo site do TSE

No portal do TSE, a consulta pode ser feita de duas maneiras. O eleitor pode acessar a aba “Serviços eleitorais” no topo da página e, em seguida, clicar em “Local de votação/zonas eleitorais”. Ali, é redirecionado para uma página onde deve escolher a opção “Consulte Onde Votar”. Na seção “Atendimento eleitoral”, basta inserir o nome completo, número do título de eleitor ou CPF, além de outros dados pessoais, como data de nascimento e nome da mãe, para realizar a busca.

Os sites dos 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também oferecem essa funcionalidade, permitindo aos eleitores de cada estado verificar as mesmas informações.

 Aplicativo e-Título

Outra maneira prática de consultar o local de votação é por meio do aplicativo *e-Título*, disponível para download gratuito nas lojas virtuais de smartphones com sistemas Android e iOS. O *e-Título* é a versão digital do título de eleitor e, logo na tela inicial, já informa a zona e seção eleitoral. O aplicativo, inclusive, pode orientar o eleitor até o local de votação, utilizando ferramentas de geolocalização.

Atualizações e transferências de seção eleitoral

Os eleitores que solicitaram a transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município devem ficar atentos. O local de votação já aparecerá atualizado no sistema, indicando o novo endereço onde o eleitor deverá comparecer no dia da eleição.

 Documentação necessária

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título de eleitor em papel, desde que o cidadão tenha a versão digital no e-Título. No entanto, é indispensável apresentar um documento oficial com foto, que pode ser o próprio e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Documentos com validade expirada também serão aceitos, desde que seja possível comprovar a identidade.

 Votação no Brasil

O Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios. No Distrito Federal, não haverá eleições municipais. O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 69 anos, e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 a 18 anos.

Os eleitores brasileiros que residem no exterior não votam nas eleições municipais, e a justificativa de ausência é necessária apenas nas eleições para presidente da República.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM