InícioDistrito FederalBilhetagem 100% eletrônica avança no DF: 262 linhas já integram o sistema

Bilhetagem 100% eletrônica avança no DF: 262 linhas já integram o sistema

Publicado em

O sistema de bilhetagem 100% eletrônico a 90 dias está  em operação no Distrito Federal, e o dados recentes mostram uma crescente adesão dos usuários aos meios digitais de pagamento nas passagens de ônibus. Apenas 8% dos acessos são pagos em dinheiro, enquanto os pagamentos digitais já representam mais de 87% das viagens pagas.

Desde o lançamento das primeiras linhas em 1º de julho, o pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito saiu de zero para 8,2%, um avanço significativo, se comparado a cidades que implantaram o sistema há mais tempo. Segundo estudo da Visa Consulting & Analytics, Brasília foi a quinta cidade do Brasil com mais transações por aproximação utilizando cartões Visa entre janeiro de 2022 e maio de 2024. A implementação do sistema de bilhetagem eletrônica promete aumentar ainda mais essa estatística.

Outro meio de pagamento utilizado pelos passageiros é o Cartão Mobilidade, que oferece a possibilidade de integração entre até três viagens em um período de três horas, pagando apenas uma tarifa. Desde junho, a emissão do Cartão Mobilidade aumentou 11%, ultrapassando 600 mil unidades emitidas, e hoje representa 46,6% dos acessos aos ônibus no DF.

Por outro lado, o bilhete avulso por QR Code, lançado em 13 de agosto, tem sido menos utilizado, com uma média de apenas 61 bilhetes emitidos por dia. O bilhete, que custa o valor exato da tarifa e é válido por 48 horas, é uma opção para quem prefere um pagamento avulso sem o uso de dinheiro.

A transição para o sistema eletrônico de bilhetagem está sendo feita de forma gradual. O programa começou com 52 linhas de ônibus em 1º de julho e, após a inclusão de mais 99 linhas em agosto e 111 em setembro, o sistema já abrange 262 linhas, o que equivale a 28% da frota total do DF. No próximo dia 14 de outubro, o número de linhas incluídas no sistema deve chegar a 433, representando 46% do total.

O intuito do governo local com a bilhetagem eletrônica é modernizar o transporte público, facilitando o acesso e oferecendo mais segurança e conveniência para os usuários, além de diminuir o uso de dinheiro em espécie, que apresenta um risco maior de fraudes e roubos.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM