Nesta quarta-feira (9), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deu um passo importante em direção à modernização de suas operações com a entrega da primeira etapa do Anexo II do Quartel do Comando Geral (QCG). A nova sede administrativa, construída em uma área de 6.156,51 metros quadrados, demandou um investimento superior a R$ 19 milhões, sendo projetada para abrigar diversos setores da corporação, que anteriormente funcionavam de forma descentralizada em diferentes quartéis ou em imóveis cedidos por outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
A inauguração foi marcada pela presença de diversas autoridades, incluindo a vice-governadora do DF, Celina Leão, que destacou a importância da centralização dos serviços em um único complexo. “É muito simbólico para a gente entregar um prédio, reconhecendo que esses homens e mulheres precisam de ter uma boa estrutura de trabalho. Às vezes falta a interação da equipe, porque metade está espalhada em outros quartéis. Agora, vamos conseguir ter uma equipe inteira, com mais diálogo e tomadas de decisões mais rápidas”, ressaltou.
Com a nova estrutura, o CBMDF espera não apenas otimizar a gestão administrativa, mas também reduzir custos de manutenção, já que diversos imóveis antes ocupados pela corporação não serão mais necessários. “Teremos uma redução de custos e também a otimização dos processos. Além disso, queremos dar uma melhor qualidade de vida para o nosso bombeiro e nossa bombeira militar”, afirmou o comandante-geral da corporação, coronel Sandro Gomes.
A construção do Anexo II busca suprir uma demanda antiga de centralização administrativa, o que deverá facilitar a comunicação interna e permitir uma resposta mais rápida às demandas da corporação. O prédio também contempla um berçário para filhos de bombeiros, com idades entre 6 e 24 meses, além de uma área destinada à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), oferecendo assistência jurídica a bombeiros, policiais militares e civis, além de suporte para mulheres vítimas de violência.
O evento também contou com a presença do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), que tem se destacado como um defensor das pautas de segurança pública e infraestrutura para as forças de segurança do Distrito Federal. Vilela, que tem uma trajetória ligada ao Corpo de Bombeiros, reforçou seu compromisso com o fortalecimento da corporação e elogiou a entrega do novo espaço. “Essa estrutura é um reconhecimento do papel essencial dos bombeiros para a nossa sociedade. Proporcionar melhores condições de trabalho a esses profissionais é garantir que o atendimento à população será cada vez mais ágil e eficiente”, disse o parlamentar.
Com a entrega da primeira etapa, a expectativa é que a obra seja completamente finalizada nos próximos meses, proporcionando ainda mais melhorias nas condições de trabalho dos militares e nos serviços prestados à população do Distrito Federal.