A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta segunda-feira (21), nove novas ambulâncias destinadas ao transporte de pacientes entre as unidades de saúde da rede pública. Com um investimento superior a R$ 2 milhões, esses veículos se somam ao esforço do governo local em melhorar a infraestrutura de atendimento. Além das ambulâncias já entregues, mais três veículos devem chegar até o fim de outubro.
As ambulâncias recém-chegadas serão distribuídas entre os hospitais regionais do Gama (HRG), Ceilândia (HRC), Sobradinho (HRS), Guará (HRGu), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Esses veículos são de cor branca e fazem parte do transporte interno de pacientes, conectando as diversas unidades da rede pública. Já as ambulâncias de cor vermelha, que compõem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são específicas para emergências fora das unidades hospitalares.
Nesse ano a SES-DF já incorporou 73 novos veículos ao sistema de saúde, entre ambulâncias brancas e vermelhas, destacando o compromisso com a renovação e ampliação da frota. Esse reforço é essencial para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de resposta no transporte de pacientes, especialmente aqueles em situação mais delicada, que precisam de transferência rápida entre hospitais para receber tratamento especializado.
A chegada das novas ambulâncias é vista como um passo importante para garantir um atendimento mais ágil e de maior qualidade aos cidadãos do Distrito Federal.Representam um avanço significativo na infraestrutura de transporte de pacientes, trazendo mais segurança e rapidez no deslocamento entre as unidades de saúde, o que pode ser decisivo para salvar vidas.
A expectativa é que, com essa renovação da frota, o atendimento hospitalar seja cada vez mais eficiente, proporcionando melhores condições tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde que atuam na rede pública.