InícioBrasil e MundoEnem 2024: Inep organiza logística para 5 milhões de candidatos em 1.753...

Enem 2024: Inep organiza logística para 5 milhões de candidatos em 1.753 municípios

Publicado em

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está prestes a ser aplicado, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já finalizou a preparação logística para a realização das provas. Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos farão o exame em 1.753 municípios espalhados pelo Brasil, com a aplicação em cerca de 10 mil locais, como escolas e universidades.

A organização de um evento dessa magnitude envolve uma complexa operação. O Inep já disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na página do participante no portal Gov.br, com informações sobre o local de prova. Além disso, as provas serão distribuídas para cerca de 140 mil salas, sob a supervisão de 10 mil coordenações.

A distribuição das provas impressas e demais materiais é um dos maiores desafios logísticos do Enem. Este ano, serão transportados aproximadamente 9 milhões de provas, distribuídas em 65 mil malotes, utilizando 10,8 mil rotas de transporte. Para essa operação, 2,5 mil contêineres desmontáveis e 60 carretas estarão envolvidos no processo.

A estatal Correios, responsável pela entrega das provas há mais de 15 anos, também será responsável pela coleta dos cartões-resposta dos candidatos em uma operação de logística reversa, garantindo que os documentos cheguem aos locais de correção em segurança.

Inclusão e acessibilidade

O Enem 2024 também se destaca por sua política de acessibilidade e inclusão. Serão oferecidos cerca de 78 mil recursos de acessibilidade, como provas em Braille, fontes ampliadas e intérpretes de Libras, além de auxílio para candidatos com deficiência visual. No total, serão prestados 58 mil atendimentos especializados para garantir que todos os participantes tenham condições adequadas de realizar a prova.

Essa política inclusiva também abrange o uso do nome social para candidatos transgêneros e a aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade (PPL), reafirmando o compromisso do Inep com a igualdade de oportunidades.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e é uma porta de entrada para o ensino superior. As notas obtidas no exame são utilizadas para ingresso em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), coordenados pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, o Enem também oferece oportunidades internacionais. Estudantes brasileiros podem utilizar suas notas para ingressar em instituições de ensino superior em Portugal, graças a acordos firmados entre o Inep e diversas universidades portuguesas.

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM