InícioDistrito FederalCurso prepara motogirls para pilotagem segura e redução de acidentes no Distrito...

Curso prepara motogirls para pilotagem segura e redução de acidentes no Distrito Federal

Publicado em

Profissionais de entrega estão entre os mais vulneráveis no trânsito do Distrito Federal. Segundo estimativas da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (Atam DF/GO), cerca de 70% dos acidentes de moto na região envolvem entregadores. Para enfrentar esse desafio, uma nova iniciativa vem oferecendo capacitação focada em segurança e pilotagem para entregadores de aplicativo.

O curso Juntos pela Vida – Treinamento e Formação em Pilotagem para Profissionais de Entregas com Motocicletasé fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Atam e a plataforma iFood. A turma piloto foi formada exclusivamente por mulheres motociclistas, conhecidas como motogirls, que participaram da estreia no último dia 12, em Sobradinho.

Ao longo do curso, as 20 participantes foram introduzidas a conteúdos essenciais sobre segurança e saúde. Pela manhã, palestras abordaram temas relacionados ao bem-estar no trabalho, enquanto a tarde foi reservada para aulas teóricas e práticas de pilotagem segura. No Parque Rodoviário do DER, as motogirls aprenderam técnicas como posicionamento correto na moto, postura para realizar curvas com mais estabilidade e frenagem eficiente.

O treinamento, com duração de 4 horas-aula, também trouxe orientações sobre como evitar situações de risco no trânsito, promovendo maior segurança tanto para as entregadoras quanto para os demais usuários das vias.

Expansão do projeto
A iniciativa seguirá com outras quatro turmas, previstas para os dias 26 de novembro, 10, 17 e 23 de dezembro. A última etapa será destinada a entregadores que utilizam bicicletas. Ao todo, o programa deve capacitar cerca de 100 profissionais do iFood, com aulas distribuídas entre os espaços do DER-DF e do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

O curso não apenas busca reduzir o número de acidentes envolvendo profissionais de entrega, mas também reforça a importância de cuidar da saúde e segurança desses trabalhadores, fundamentais para a mobilidade e a economia da região.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM