O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, na manhã deste sábado (30), mais uma etapa das obras de modernização da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Foi liberado o novo acesso que conecta a Epig ao Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, oferecendo uma alternativa para os motoristas que trafegam na região e precisam acessar o centro de Brasília ou o Sudoeste.
A nova entrada, localizada em frente ao Estacionamento 3 do parque, é alcançada por uma pista da Epig que desemboca em uma rotatória interna. O acesso conta com duas faixas de trânsito em cada sentido, semelhantes às alças existentes na Asa Sul. Além de facilitar o deslocamento diário, a estrutura funcionará temporariamente como desvio para permitir a continuidade das obras de requalificação da via.
Nos próximos dias, será iniciado o processo de instalação de pavimento rígido na Epig, entre o Viaduto do Sudoeste e os postos de gasolina na região, utilizando a técnica de whitetopping – a mesma aplicada na Via Estrutural. Essa intervenção visa aumentar a durabilidade do asfalto e melhorar as condições de tráfego.
Investimento estratégico
O novo acesso integra o Trecho 4 das obras da Epig, que incluem a construção de um corredor exclusivo para ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT), estações de embarque e desembarque, viadutos, ciclovias e outras melhorias de infraestrutura. Essas intervenções são parte do projeto Corredor Eixo Oeste, com um investimento total de R$ 60 milhões.
Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor BRT conectará o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando pela Avenida Hélio Prates, Epig e Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que dá acesso à Asa Sul. Diariamente, cerca de 30 mil motoristas utilizam a Epig, e a expectativa é que as obras otimizem não apenas o fluxo de veículos, mas também o transporte público na região.
A nova infraestrutura reforça o compromisso do GDF em modernizar o trânsito e promover soluções sustentáveis para a mobilidade urbana no Distrito Federal.