InícioCidades Adeus ao Dinheiro: Mais 203 Linhas de Ônibus no DF Abandonam o...

 Adeus ao Dinheiro: Mais 203 Linhas de Ônibus no DF Abandonam o Pagamento em Espécie a Partir Desta Quinta

Publicado em

A partir desta quinta-feira (14), os passageiros de mais 203 linhas de ônibus no Distrito Federal terão uma nova realidade: o pagamento em dinheiro será deixado de lado, aderindo ao sistema de cartões e métodos digitais.

Essa é a penúltima etapa do programa “Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus”, que, até o fim do ano, abrangerá todas as linhas do DF.

Desde o início da transição, em julho, o Cartão Mobilidade se tornou uma alternativa popular, já que permite integração em até três viagens pagando apenas uma tarifa. Até outubro, cerca de 184,6 mil cartões foram emitidos, entre novas solicitações e segundas vias.

A adesão ao cartão também tem sido incentivada pelo crescente uso de recarga via Pix, que hoje representa 52% das transações para abastecimento do saldo.

Além do Cartão Mobilidade, os ônibus aceitam outros meios de pagamento digital, como cartões de débito, crédito, Vale-Transporte e bilhetes avulsos via QR Code. As gratuidades para estudantes, idosos e pessoas com deficiência seguem garantidas.

Os números mostram que a transição já impactou o uso de dinheiro em espécie: em 2023, ele representava 31% dos acessos ao transporte público, mas caiu para 9% em 2024. A expectativa é que esse índice chegue a 5% até o final do ano, com mais usuários migrando para o sistema digital.

Atualmente, há mais de 615 mil cadastros ativos no Cartão Mobilidade, refletindo a adesão crescente dos brasilienses ao novo sistema de pagamento e a mudança definitiva no transporte público da capital.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM