O Dia D de Vacinação Nacional contra a Poliomielite será expandido no Distrito Federal, abrangendo não apenas a imunização contra a polio, mas também contra uma variedade de outras doenças, incluindo gripe, COVID-19, dengue e outras enfermidades.
Mais de 90 locais de atendimento estarão disponíveis para a aplicação das vacinas, assegurando doses para todas as faixas etárias, desde bebês até idosos, conforme o calendário de rotina, faixas etárias e grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde realizou uma ampla operação logística para garantir o abastecimento de estoques. Além da vacinação contra a poliomielite, crianças terão acesso a doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo e febre amarela, de acordo com o calendário de vacinação. Meninos e meninas de 9 a 14 anos receberão imunizantes contra o papilomavírus humano (HPV), enquanto crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar contra a dengue, seja para a primeira ou segunda dose.
Para adolescentes e adultos, serão oferecidos imunizantes contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). Esquemas de vacinação específicos serão disponibilizados para bebês e idosos. A única exceção será a vacina BCG, que não estará disponível durante esta campanha.
A orientação para todos os públicos é levar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. Uma lista completa com os locais de atendimento, horários e os tipos de imunizantes disponíveis em cada ponto pode ser acessada no site da Secretaria de Saúde. Essa iniciativa visa fortalecer a proteção da população contra uma ampla gama de doenças, reforçando a importância da vacinação para a saúde pública.