spot_img
spot_img
InícioCidadesApós chuva intensa, GDF mobiliza força-tarefa e acelera plano para ampliar drenagem...

Após chuva intensa, GDF mobiliza força-tarefa e acelera plano para ampliar drenagem em Ceilândia

Levantamento técnico já começou e licitação prevê obras estruturais para reduzir riscos de alagamentos

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade - spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Após o temporal que atingiu Ceilândia na noite de quarta-feira (18), o Governo do Distrito Federal mobilizou equipes ainda durante a madrugada para mapear os pontos mais afetados e iniciar ações emergenciais nas áreas historicamente mais vulneráveis a alagamentos.

As primeiras vistorias foram concentradas em trechos críticos da Avenida P Sul, P Norte, Setor O e na região da QNN 08, próxima à estação Ceilândia Sul do metrô, onde o volume intenso de chuva pressionou o sistema de drenagem e provocou acúmulo de água em vias importantes.

Diante do cenário, foi acionada uma força-tarefa envolvendo a Administração Regional, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Novacap. A operação teve como foco imediato a remoção de galhos e detritos arrastados pela enxurrada, limpeza das pistas e sinalização de trechos comprometidos, garantindo condições mínimas de circulação e segurança para a população.

Segundo o administrador regional, Dilson Resende, a intensidade da chuva evidenciou a necessidade de avanços estruturais na rede de drenagem da cidade. Com base nas avaliações realizadas em campo, foi iniciado um levantamento técnico para orientar intervenções emergenciais e subsidiar soluções mais duradouras.

No plano estrutural, o GDF já deu início ao próximo passo. Por meio da Novacap, foi publicado aviso de licitação para a elaboração do projeto executivo de engenharia que vai modernizar e ampliar o sistema de drenagem pluvial de Ceilândia.

A iniciativa prevê investimento estimado em R$ 14 milhões e tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzindo a vulnerabilidade da cidade a episódios de chuva intensa e minimizando riscos futuros de alagamentos.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM