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Após uma década de silêncio,reabertura do Autódromo de Brasília terá Stock Car e acesso gratuito

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O governador Ibaneis Rocha confirmou nesta quinta-feira (9) que a reabertura do Autódromo Internacional Nelson Piquet, marcada para 30 de novembro, será com entrada gratuita.

O público poderá acompanhar o retorno da Stock Car ao circuito brasiliense, em um evento que o governo promete transformar em um marco para o esporte e o entretenimento da capital.

Os ingressos serão distribuídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Banco de Brasília (BRB), em formato ainda a ser definido. O anúncio foi feito durante a cerimônia de criação da Secretaria da Juventude, no Palácio do Buriti  evento que também marcou a posse do novo secretário, André Octávio Kubitschek.

Com tom entusiasmado, Ibaneis convocou o público para celebrar a volta do automobilismo à cidade.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“No dia 30 de novembro, eu convido todos os jovens. Vamos distribuir ingressos para reinaugurar o nosso autódromo já com a corrida da Stock Car. Iremos lotar o Autódromo do Distrito Federal e, depois, para quem gosta de música baiana, teremos duas apresentações para relembrar a antiga Micarê Candanga. Estamos preparando uma grande festa”, afirmou o governador.

Símbolo de uma nova fase

Fechado desde 2014, o autódromo passou quase uma década em silêncio. Agora, volta a ganhar vida com 85% das obras concluídas e promessa de ser um dos mais modernos e versáteis da América do Sul. O espaço foi completamente revitalizado: o traçado original foi mantido, mas com melhorias em segurança, drenagem, áreas de escape e arquibancadas temporárias.

O circuito poderá receber até 100 mil pessoas por evento e contará com seis variações de traçado, permitindo corridas de carros, motos, arrancada e drift. O projeto segue padrões internacionais de homologação, supervisionado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A pista, com 5.384 metros de extensão, volta a operar no sentido horário, reunindo 16 curvas — nove à direita e sete à esquerda — e três retas principais: a maior com 803 metros, a de largada com 614 e a oposta com 502. A curva 1, de alta velocidade, tem 207 metros e inclinação de 5°. A largura varia de 15 metros na reta principal a 14 metros nos demais trechos, o que promete ultrapassagens intensas e corridas disputadas.

O complexo ainda abriga 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, transmissão, camarotes e áreas VIPs, totalizando 15.592 m² de estrutura.

De acordo com o último relatório do BRB, o avanço físico global das obras chegou a 85%. A pavimentação e a consultoria técnica já estão concluídas, enquanto drenagem, barreiras de pneus e guardrails estão em fase final. Os trabalhos atuais concentram-se em paisagismo, sinalização e troca dos alambrados.

Entre o ronco dos motores e a nostalgia

Mais do que um equipamento esportivo, o autódromo é parte da memória afetiva de Brasília. Foi palco de grandes corridas, shows e eventos que marcaram gerações — e sua reabertura promete resgatar esse vínculo.

A volta da Stock Car, acompanhada por shows que remetem à antiga Micarê Candanga, reforça o tom de celebração desejado pelo governo.

Ibaneis Rocha aposta que o retorno do autódromo trará não apenas lazer, mas movimento econômico e identidade cultural: um espaço onde o som dos motores, as arquibancadas cheias e a energia do público cativo simbolizam o espírito de uma cidade que volta a acelerar.

Com o asfalto pronto e o calendário definido, Brasília se prepara para ver novamente suas curvas ocupadas não apenas por carros de corrida, mas por uma multidão que há dez anos espera ouvir o eco de uma velha e conhecida trilha: o barulho da velocidade misturado ao aplauso da cidade.

 

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