O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta importante nesta semana para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Criminosos estão aproveitando a expectativa de ressarcimento de valores descontados em abril para aplicar golpes, prometendo “agilizar” a devolução do dinheiro.
Segundo o órgão, alguns beneficiários têm sido abordados por mensagens de e-mail, aplicativos e outros canais, com links suspeitos que falam sobre “ressarcimento de mensalidades associativas”. O recado é claro: não clique em nenhum link e não forneça dados pessoais. Trata-se de golpe.
De acordo com o Ministério, os valores descontados no mês de abril ficaram retidos e serão devolvidos automaticamente na folha de pagamento de maio, sem necessidade de nenhum pedido ou ação do segurado. O pagamento está previsto para o período entre 26 de maio e 6 de junho.
Já em relação a mensalidades descontadas antes de abril, o processo será um pouco diferente: um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU) foi designado para estudar a melhor forma de fazer a devolução desses valores.
O alerta reforça a importância de que aposentados e pensionistas não compartilhem informações pessoais, como número de benefício, CPF, senhas ou dados bancários, especialmente quando abordados de maneira informal. O Ministério da Previdência lembra que qualquer novidade oficial será divulgada exclusivamente pelos canais oficiais do governo.
Em caso de dúvida, o recomendado é buscar atendimento diretamente pelos canais do INSS, como o site Meu INSS, o telefone 135 ou os aplicativos oficiais.