O edital do novo concurso público do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está prevista para o segundo semestre deste ano, de acordo com informações divulgadas pela instituição nesta segunda-feira (8).
Atualmente, a expectativa é disponibilizar 150 oportunidades para contratação imediata, juntamente com a criação de uma lista de espera.
Os aprovados que forem selecionados vão começar a trabalhar no banco como analistas, sendo necessário ter formação de nível superior, de acordo com informações do BNDES. A remuneração inicial para essa posição será de R$ 20,9 mil, de acordo com o banco.
A função está sendo organizada em diversas especializações (campos de atuação): gestão, desenvolvimento de sistemas de análise, suporte em sistemas de análise, cibersegurança em sistemas de análise, urbanismo e arquitetura, arquivologia digital, contabilidade, ciência de dados, comunicação, legislação, economia, engenharia e psicologia aplicada às organizações.
Após um período de onze anos sem realizar seleções, o banco anunciou que está preparando um novo concurso. O BNDES informou que, em virtude do progresso da tecnologia digital e da inteligência artificial, este será o seu primeiro concurso público a priorizar conhecimentos em ciência de dados e cibersegurança.
De acordo com a organização, especialmente no que diz respeito à área de ciência de dados, indivíduos que possuam certificado de conclusão de curso de nível superior podem participar do processo seletivo.
O certame tem como objetivo destinar 30% das vagas para concorrentes negros e negras e no mínimo 10% das chances para indivíduos com necessidades especiais.
A empresa responsável pela organização do concurso ainda não foi escolhida. O BNDES informou que está analisando propostas de “entidades com expertise em seleções públicas semelhantes”.